Veja quando o seguro de condomínio em Guarulhos é necessário e como fazer a adesão a essa proteção.
Guarulhos é uma cidade com mais de 1,3 milhões de habitantes e que fica localizada na região metropolitana, isso faz com que o deslocamento de pessoas entre a capital e ela seja intenso.
A cidade também se torna um dormitório para quem trabalha na capital e por passar o dia todo fora de casa, as pessoas preferem morar em condomínios.
Isso tem resultado no crescimento de condomínio na cidade e também por conta das facilidades que eles oferecem, muitas empresas viram a pandemia como uma oportunidade de oferecer os seus serviços dentro desse espaço e isso deve continuar após a fase de isolamento.
As empresas também buscam se estabelecer em conjuntos comerciais pelas facilidades e segurança que eles possuem.
Até mesmo o Aeroporto de Guarulhos, um dos maiores do país, tem uma espécie de condomínio dentro dele com lojas, companhias aéreas e locadoras.
A questão é que quando se trata de empreendimentos comerciais ou residenciais que reúnem um grupo de pessoas, é necessário ter um seguro de condomínio em Guarulhos.
Quem deve ter um seguro de condomínio em Guarulhos?
Existe uma legislação bastante específica em relação ao seguro de condomínio, pois ele é obrigatório para estabelecimentos comerciais e residenciais.
A sua intenção é proteger os bens e áreas comuns do lugar, por isso não deve ser confundido com o seguro residencial.
Portanto, sempre que houver um condomínio constituído há a necessidade de ter esse tipo de proteção contratada.
Como contratar um seguro de condomínio em Guarulhos?
A pessoa responsável pela contratação do seguro de condomínio em Guarulhos é o síndico ou a administradora responsável.
O serviço deve ser contratado assim que o condomínio for constituído já que a sua contratação é obrigatória e existem coberturas mínimas que devem ser oferecidas. Esse fato faz com que não seja necessário convocar uma assembleia para informar sobre o seguro escolhido.
A transparência é algo que deve acontecer, por isso, mesmo não sendo obrigatória, é indicado que ocorre uma assembleia com essa finalidade ou que em alguma já programada sejam passadas as informações, tanto em relação à adesão como em relação a renovação dessa proteção.
Um ponto importante antes de assinar qualquer contrato é que o síndico verifique quais são as reais necessidades do local, pois, assim poderá personalizar o seguro com as proteções que serão úteis e necessárias. Ter a ajuda de uma corretora é fundamental já que ela pode passar orientações e informações mais precisas.
A franquia também deve ser analisada, pois, ele normalmente sai de um fundo reserva ou é feita a divisão dos custos entre os moradores e ela não deve pesar no valor já pago mensalmente.
Outra questão é em relação aos valores, o custo é dividido entre os condôminos, por isso ressaltamos a importância de informar sobre ele na assembleia.
Para quem precisa contratar um seguro de condomínio em Guarulhos encontrará várias empresas oferecendo o produto, entretanto, se atente como será o atendimento prestado e suporte na adesão para que faça a melhor escolha.

Especialista em Seguro de Condomínios. Pós-graduado em Direito Imobiliário e MBA em Gestão de Negócios. Bacharel em Ciências Econômicas, Corretor de Seguros habilitado em todos os ramos, Perito Avaliador de Imóveis com registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis, no Conselho Nacional de Peritos Judiciais da República Federativa do Brasil e no Cadastro Nacional de Avaliadores de Imóveis.