Blog

Quais as coberturas do seguro de condomínio

Quais as coberturas do seguro de condomínio

Conheça algumas das coberturas do seguro de condomínio e veja em que situações podem ser úteis. 

Os síndicos são responsáveis por cuidar do condomínio e adotar todas as medidas para que ele fique protegido. Para fazer isso é necessário contratar as coberturas do seguro de condomínio conforme prevê a lei.

É preciso ressaltar que o seguro do condomínio é diferente do seguro residencial, pois, o primeiro visa proteger os bens comuns. Como ele é obrigatório, deve incluir algumas coberturas específicas, porém, o mercado oferece algumas adicionais que podem ser bastante convenientes.

Coberturas do seguro de condomínio obrigatórias

O artigo 1.346 do Código Civil prevê que o síndico deve contratar o seguro de condomínio com proteções bastante específicas, apesar dessa não serem abrangentes.

Uma delas é a de incêndio que indeniza caso esse seja iniciado em uma área comum ou por problemas do condomínio e cause danos. 

O raio pode causar problemas, principalmente elétricos e até mesmo iniciar incêndios, nesse caso ele também estará contemplado. Por fim, há a cobertura contra explosões que não sejam intencionais. 

Em todos os casos haverá indenização em caso de perda total ou parcial limitados aos valores previstos na apólice.

Coberturas do seguro de condomínio não obrigatórias

Além das coberturas previstas em lei, as seguradoras sabem que existem muitas outras necessidades a serem supridas e que os condôminos não estão dispostos a arcar com os custos de diversas situações.

Por isso, ao contratar as coberturas do seguro de condomínio é possível adicionar algumas extras como:

Responsabilidade civil

Ela via indenizar por danos causados a terceiros e pode ser dissolvida em diversas situações. A de responsabilidade civil do condomínio indeniza em situações onde pessoas lesadas em áreas comuns devido à má conservação.

A de Responsabilidade civil do síndico prevê indenizar por danos materiais causados pelo síndico devido à omissão ou negligência em sua função.

O de Responsabilidade civil dos portões indeniza em caso de mau funcionamento dos portões e que venham a causar danos, inclusive a veículos. Já o de Responsabilidade civil dos veículos prevê indenização quando há roubo, furto ou danos aos carros que estão no condomínio.

Desastres naturais 

Essa cobertura é usada quando ventos fortes acima de 54 km/h causam danos tanto nas áreas comuns como nas privativas.

Ele inclui alagamentos decorrentes de fortes chuvas, tornados e granizos que possam danificar os bens comuns. 

Impacto de veículos

Cobre danos que sejam causados pelos veículos dentro do condomínio ou que venha de fora e, por exemplo, danifique portões e muros.

Roubo de equipamentos do condomínio

Indeniza quando os equipamentos que estiverem dentro do condomínio e forem de uso comum são roubados. Vale ressaltar que ele não protege os bens de um apartamento, nesse caso seria preciso ter um seguro residencial.

Acidentes pessoais de funcionários

Essa é uma cobertura do seguro de condomínio indicada para quando se tem funcionários e esses podem sofrer algum tipo de acidente enquanto estão trabalhando.

Vazamento de Tanques e Tubulações

Válido para situações em que ocorra vazamentos em áreas comuns e que exijam reparos.

As coberturas do seguro de condomínio pode oferecer diferentes proteções, por isso, antes de contratar é preciso verificar com a seguradora o que há de disponível e de forma poderia ser útil. 

Post anterior
Como funciona o sinistro do seguro de condomínio
Próximo post
Seguro de condomínio em Guarulhos
Menu
Cotação via WhatsApp! whatsapp