Blog

Como funciona o seguro de condomínio horizontal

Como funciona a indenização do seguro de condomínio

Você teve um problema no prédio onde mora e quer saber como funciona a indenização do seguro de condomínio? Então acompanhe este artigo e entenda melhor o assunto.

Muitas pessoas que moram em condomínios, tanto de apartamentos como de casas não sabem, mas segundo a Lei 4591 de 16 de dezembro de 1964, esses espaços são obrigados a contar com um seguro condominial, que ofereça pelo menos coberturas para as áreas em comum.

Oferecendo ressarcimentos para sinistros ocorridos nessas áreas, a fim de garantir a manutenção e conservação delas. Algumas coberturas, além de oferecer esse serviço, também contam com proteções para funcionários e moradores em casos de sinistros ocorridos nas áreas cobertas.

Se este é o caso do local onde você mora e você não sabe como funciona a indenização do seguro de condomínio, não se preocupe. Neste artigo, mostraremos as informações mais importantes sobre esse assunto, acompanhe.

Veja como funciona o seguro de condomínio

O seguro de condomínio deve ser contratado pelo síndico e seu custo deve ser rateado entre todas as unidades, apartamentos ou casa. Tudo isso, assim como as coberturas e valores disponíveis, precisa ser acordado em assembleia. 

As coberturas mais comuns, e obrigatórias em um seguro de condomínio são:

  • Proteção contra raios,
  • Cobertura contra incêndio;
  • Cobertura para explosões;
  • Proteção contra danos elétricos.

No entanto, como mencionado, existem outras coberturas adicionais que podem ser contratadas como, seguro de vida para funcionários, proteção contra roubo e furto, proteção contra impacto de veículo e queda de aeronaves, quebra de vidros e mais.

É importante deixar claro que, quaisquer problemas que não sejam relacionados com as áreas comuns, como vazamentos e outras questões nas unidades, casas e apartamentos, não são cobertos pelo seguro de condomínio.

Portanto, além do seguro de condomínio, vale a pena investir em um seguro residencial para a sua casa ou apartamento. Fazendo isso, você garantirá proteção contra problemas que também aconteçam dentro da sua unidade.

Descubra como funciona a indenização do seguro de condomínio

A indenização do seguro de condomínio funciona como um ressarcimento em dinheiro para cobrir danos totais ou parciais causados pelos sinistros previstos na apólice. Por isso, antes de pensar em acionar o seguro, é importante conversar com o síndico e saber quais situações estão cobertas pelo seguro do seu condomínio.

Algumas apólices, além de cobrirem os itens obrigatórios citados acima ainda oferece indenizações para veículos danificados no estacionamento por queda de objetos, danos morais, danos causados pela prática de esportes e mais.

Quem pode solicitar a indenização do seguro de condomínio?

Assim como compete ao síndico pesquisar e contratar o seguro de condomínio, além de realizar as renovações desta cobertura. Também compete a ele acionar a seguradora para solicitar a indenização do seguro de condomínio.

Por isso, se você tiver algum problema relacionado às áreas comuns do condomínio, é fundamental entrar em contato com o síndico para que ele veja se esse problema está previsto na apólice e solicite a indenização do seguro de condomínio.

Post anterior
Seguro de condomínio em Guarulhos
Próximo post
Seguro de condomínio em Nova Iguaçu
Menu
Cotação via WhatsApp! whatsapp