Blog

Seguro de condomínio residencial

Como funciona o seguro de condomínio residencial

Saiba o que é o seguro de condomínio residencial e que tipos de cobertura pode oferecer. 

Morar em um local onde existem outras pessoas possui regras e muitas delas não são apenas de convivência, mas, relacionadas ao cumprimento da legislação. Uma delas é que se tenha um seguro de condomínio residencial.

A questão é que muita gente não sabe disso e muitas vezes nem sabe que o local que vive conta com esse recurso. Outra situação bastante comum de acontecer é confundir o seguro de condomínio com o seguro residencial.

Para que não haja mais esse tipo de confusão ou desinformação, entenda como funciona o seguro de condomínio residencial.

Seguro de condomínio residencial

O primeiro ponto que precisamos destacar é o que é o seguro de condomínio residencial. Essa é uma proteção oferecida pelas seguradoras que visa proteger as áreas comuns do condomínio, muitas vezes as externas, danos estruturais e danos a terceiros que sejam causados pelo condomínio.

Por lei, o seguro de condomínio para residências é obrigatório, porém, é obrigado a abranger apenas algumas coberturas como incêndios, raios e explosões. Entretanto é possível contar com muitas outras coberturas adicionais como alagamentos, danos elétricos, queda de objetos, impacto de veículos entre outros.

É preciso ter claro que as proteções são voltadas apenas as áreas comuns ou eventos que ocorreram em áreas comuns, sendo possível também a indenização a terceiros por eventos que começaram em áreas consideradas do condomínio.

 É preciso ter claro que nesse caso não estamos falando do seguro residencial, esse segundo tipo visa proteger os bens dos moradores, por exemplo, os que estão dentro do apartamento. 

Se uma unidade do condomínio pegar for fogo por uma instalação mal feita dentro do apartamento, o seguro de condomínio não cobrirá o sinistro, nesse caso será preciso que a pessoa tenha um seguro residencial se não quiser sair no prejuízo. Portanto, esses dois tipos de seguro são complementares. 

Seguro de condomínio residencial x seguro de condomínio comercial 

Quando se fala em condomínio é preciso ter claro que existem diferentes tipos, os comerciais, residenciais, mistos, verticais e horizontais. Para todos eles a legislação é válida em relação a obrigatoriedade da contratação do seguro.

Como existem diferenças em relação ao tipo de unidades que abrigam, é comum que ocorra a confusão em relação a que tipo de seguro deve ser contrato. As coberturas mínimas para todos eles são iguais, por isso, podemos dizer que não existe diferença entre um seguro de condomínio residencial e um seguro de condomínio comercial.

Apesar disso, cada propriedade pode ter necessidades diferentes e isso poderá influenciar nas coberturas que serão contratadas. 

Por exemplo, um edifício comercial que conte com sprinklers automáticos para combate de incêndios pode contratar uma cobertura para eles, bem diferente de um condomínio residencial que não tenha esse tipo de recurso e nem cogite essa possibilidade para incluir na apólice.

Isso quer dizer que apesar do nome variar em relação ao tipo de seguro se trata da mesma coisa, porém, a personalização é o que os torna diferente. Como é possível escolher o pacote de cobertura entre um básico ou ampliado e ainda adicionar outras proteções, é possível ter um produto único para proteger o condomínio de acordo com as necessidades de cada construção.

Se mora em um conjunto de residências busque saber se existe um seguro de condomínio residencial, se não houver alerte o síndico para contratar o quanto antes essa proteção. 

Post anterior
O seguro condomínio e a indenização por incêndio
Próximo post
Saiba acionar o seguro do condomínio
Menu