Blog

Principais Dúvidas no Seguro de Condomínio

Esclareça as principais dúvidas no seguro de condomínio e deixe a sua residência ou espaço comercial melhor protegido. 

Para proteger a sua casa, muita gente sabe que é preciso contratar um seguro residencial, porém, quando e trata de proteger uma área coletiva que atende a diferentes moradoras surgem perguntas.

Veja quais são as principais dúvida no seguro de condomínio e esclareça todas elas.

Qual a diferença entre seguro residencial e seguro de condomínio? 

O seguro residencial serve para proteger apenas uma unidade, nesse caso pode ser uma casa ou apartamento e os bens que estão dentro dele. O seguro de condomínio é obrigatório que haja a contratação e protege os bens comuns de situações como raios, acidentes e explosões.

Por que é preciso ter essa proteção?

O artigo 1.346 do Código Civil determina a obrigatoriedade da contratação do seguro de condomínio para edifício comerciais e residenciais com algumas coberturas mínimas. 

No caso de haver descumprimento da lei, o síndico ou responsável poderá ser penalizado com a aplicação de multa. 

Quem é responsável por contratar o seguro de condomínio?

O seguro deve ser contratado assim que as unidades do condomínio ficarem prontas ou em até 120 dias a contar da emissão do habite-se e deve ser renovado continuamente. Isso deve ser feito pelo síndico ou administradora. 

Quais as coberturas do seguro?

Existem as coberturas obrigatórias, aqueles que são determinadas pela lei e incluem incêndio, explosão, queda de raio e de aeronaves.

É possível adicionar coberturas adicionais que abrangerão outros itens conforme a necessidade do condomínio, nesse caso podemos citar danos elétricos, desmoronamento, vazamentos, vendaval, impacto de veículos, roubo de pertences e outros. 

No caso de um sinistro todo dano será coberto?

Não. Na apólice existe um limite para a indenização de acordo com a situação ocorrida, isso quer dizer que nem sempre o valor pelo pela seguradora será suficiente para cobrir todos os danos.

É preciso entrar em contato com a seguradora em casos de sinistro, enviar a documentação solicitada para que a indenização possa ser paga e dessa forma ter acesso aos valores. 

O que é a franquia?

A franquia é uma espécie de coparticipação do segurado, isso quer dizer que no caso de ocorrer um sinistro com danos parciais, o condomínio seguradora deverá arcar com parte das despesas e a seguradora com uma parcela. O valor da franquia é estipulado na apólice e pode ser consultado a qualquer momento. 

Como posso saber o preço do seguro de condomínio?

Para saber os valores é preciso solicitar uma cotação informado quais são as necessidades de cobertura. Isso pode ser conseguido com uma corretora de seguros que ajudará a entender o que é preciso e encontrará as opções disponíveis.

Quem é que paga por isso?

O seguro do condomínio é uma benefício para todos os moradores do local ou quem possui empreendimento no edifício. O seu pagamento é coletivo, ou seja, o valor é dividido entre os condôminos e normalmente cobrado mensalmente junto com a taxa de condomínio.  

Se tiver mais dúvidas no seguro de condomínio, como posso esclarecer?

Se ainda restarem dúvidas no seguro de condomínio, a melhor opção é conversar conosco. Um corretor especializado poderá passar todas as orientações até que as questões sejam esclarecidas. 

Dúvidas para contratar um seguro de condomínio no site

Como corretor de seguros e corretora de seguros, sempre recebemos diversas dúvidas acerca da contratação do seguro de condomínio. Cabe ressaltar que, existem várias fases na contratação deste seguro, são elas:

  1. O usuário procura no google uma corretora de seguros ou busca indicação de um profissional do mercado de seguros
  2. Após encontrar o profissional, lhe solicita um orçamento que chamamos formalmente de cotação de seguro.
  3. O profissional solicita às informações do condomínio para cotação, como: quantidade de pavimentos, cnpj, se possui equipamentos de seguraça, se possui elevadores, cep, endereço, e-mail, coberturas e valores, enfim, todas as informações necessárias para a realização de cotação no sistema das seguradoras.
  4. Com isto, o corretor de seguros conclui o cálculo de seguro e encaminha a cotação ao cliente, seja ele síndico, administrador ou morador.
  5. O cliente avalia o seguro e preço, tira suas dúvidas e opta pela contratação do seguro de condomínio em sua cidade.
  6. Com o aceite, a corretora transmite o seguro que evolui do status de cotação para proposta, ou seja, você fez uma proposta de transferência do seu risco para a seguradora que terá o prazo de 15 dias para aceitar ou recusar o risco, de acordo com a norma da SUSEP.
  7. Após a averiguação do risco (em que a corretora poderá ou não fazer uma inspeção do condomínio), se o risco for aceito, a seguradora emite apólice do seguro de condomínio.
  8. Pronto, agora é só relaxar e saber que você terá que renovar o seu seguro de condomínio daqui há um ano. A renovação do seguro poderá ser feita com seu corretor atuar ou um novo profissional.

Além dos ramos de seguro de condomínio, possuímos corretoras parceiras que trabalham com outros produtos de seguros, como:

tabeladeplanosdesaude.com.br e www.seguroesaude.net (que operam no setor de planos de saúde empresariais, individuais e por adesão).

www.povoaseguros.com.br (corretora de seguros de automóvel, condomínio, vida e outros segmento).

Nossa corretora, a SEGURODECONDOMINIO.NET é especialista em cotações de seguro de condomínio, atendendo clientes do Rio de Janeiro – RJ, Niterói – RJ, São Paulo – SP, Belo Horizonte – MG e afins.

Utiliza o formulário de contato acima e peça-nos um orçamento.

Quais são as principais dúvidas do seguro de condomínio?

Preços, duração, sinistros, parcelamento e qual a melhor seguradora costumam ser as principais dúvidas.

Como faço para cotar o seguro de condomínio?

Entrando em contato diretamente com a nossa corretora, acesse nosso site e preencha o formulário de cotação que lhe enviaremos em até 24 horas os preços nas principais seguradoras.

Com quais seguradoras vocês trabalham no seguro de condomínio?

Trabalhamos com a Bradesco, Sulamérica, Mapfre, Allianz, Sompo, Tokio Marine, Porto Seguro, Chubb e afins.

Vocês atendem condomínios em quais cidades?

Nossa corretora atende condomínios de todas as cidades do Brasil. Entre em contato conosco e faça uma simulação.

Post anterior
O seguro de condomínio é obrigatório?
Próximo post
Qual o melhor seguro condominial?
Menu
Cotação via WhatsApp! whatsapp