Blog

Seguro Condomínio

Seguro Condomínio

O seguro condomínio é uma proteção essencial e obrigatória para todos os condomínios, sejam eles residenciais, comerciais, horizontais ou verticais. Trata-se de um daqueles produtos que consumimos com a expectativa que nunca precisaremos utilizar, pois, quando se utiliza um seguro é sinal que houve um sinistro, o que não é nada bom.

Um seguro de condomínio em sua cobertura básica abrange proteção para incêndio, raio e explosão, podendo ainda ser contratadas coberturas adicionais, que aliás, são muito recomendadas.

O síndico é o representante legal do condomínio e o responsável legal pela contratação deste ˜produto˜, respondendo por eventual negligência na contratação, cobertura insuficientes e afins, civil e criminalmente, podendo inclusive colocar seu patrimônio em risco. Portanto, na hora de realizar uma contratação de seguro de condomínio, é de suma importância contar com uma corretora de seguros com bastante expertise no segmento, deste modo podendo orientar caso a caso quais são as melhores coberturas e necessidades de acordo com a realidade do seu edifício.

Neste produto, podemos optar pelas seguintes modalidades:

Cobertura simples – Onde cada cobertura deverá ser contratada individualmente, mencionando o valor de cobertura.

Cobertura ampla – Todas as coberturas são contratadas num valor de importância segurada máximo estipulado.

Entretanto, mesmo a cobertura ampla sendo a mais indicada, por ser mais segura, oferecer cobertura integral para desmoronamento e completa como um todo (precisando apenas incluir a responsabilidade civil condomínio e síndico), 90% dos condomínios acabam optando pela cobertura simples.

Mas por qual motivo se a cobertura do seguro condomínio ampla é a mais indicada, 90% dos síndicos acabam por escolher a cobertura simples?

A resposta é muito fácil: O preço.

Sim, isso mesmo, o custo para contratar um seguro predial condomínio com cobertura ampla pode ultrapassar dez vezes o valor da opção com cobertura simples e, como sabemos que os orçamentos dos condomínios é limitado, este é um fator determinante na hora da escolha.

Erros mais comuns na escolha do seguro condomínio:

A) Poucas coberturas contratadas:

Isso mesmo, muitos síndicos pensando somente na economia acabam por selecionar poucas coberturas na contratação do seguro condomínio. Existem seguradoras que oferecem mais de 25 opções de coberturas adicionais, como: Danos elétricos, ruptura de tanques e tubulações, responsabilidade civil, vidros, rc garagista, roubo e afins.

B) Coberturas selecionadas mas com importância segurada insuficiente:

O que seria importância segurada? É o valor destinado a uma cobertura especifíca, por exemplo: Danos elétricos R$20 mil.

Neste exemplo, se o condomínio tiver um sinistro em que os prejuízos causados em decorrência de danos elétricos superem o valor de R$20 mil, o valor excedente não terá cobertura e o edifício terá que arcar complementando a indenização. Isto é muito mais comum do que pensamos e é um fato grave e que deve começar a ser discutido nas contratações de apólices de seguro condomínio.

C) Selecionar a seguradora somente pelo preço:

Todas as seguradoras para operar em território nacional seguem um crivo muito grande para que possuam todas as credenciais que outorguem sua participação no mercado, no entanto, além desta, a melhor métrica na hora de avaliar pela contratação de um serviço continua sendo a opinião do consumidor.

Alguns síndicos acabam optando por contratar a seguradora somente pelo preço, mas não verificam se possuem muita reclamações no ReclameAQUI, relatos de outros síndico ou ainda não absorvendo a experiência de seu corretor de seguros. Algumas companhias possuem um atendimento telefônico mais rápido, vistorias mais eficazes, documentação menos burocrática e por fim, indenizações pagas mais rápidas. Converse com sua corretora de seguros.

D) Perder o prazo de renovação do seguro

O Seguro Condomínio tem a duração de cobertura de 12 meses, sendo assim, é importantíssimo que o síndico inicie as cotações com pelo menos 30 dias de antecedência. Desse modo, ele poderá verificar possíveis necessidades de reajustes de coberturas, inclusões, exclusões, comparar preços e pesquisar sobre a reputação da seguradora escolhida.

Quando o síndico perde o prazo de renovação, a partir da data em que se encerra o seguro o condomínio passa a ficar descoberta. Deixar o condomínio descoberto quanto ao seguro condomínio é não se atentar a legislação vigente, bem como assumir todos os riscos de possíveis sinistros que possam ocorrer.

Sabemos que os síndicos tem inúmeras responsabilidade em seu dia a dia, como representante legal da edificação, no entanto, é fortemente recomendado que ele possua uma planilha, programa ou ainda uma agenda, com seus compromissos e prazos para que não perca qualquer obrigação.

Aqui na SEGURODECONDOMINIO.NET fazemos o controle dos seguros de modo que o síndico pode ficar tranquila no momento de renovação, entramos em contato com antecedência para oferecer as melhores opções com as coberturas adequadas e o melhor preço.

E) Responsabilidade Civil do Condomínio

A responsabilidade civil do condomínio é uma das coberturas mais importantes na apólice de um seguro condomínio. É ela quem vai garantir, no valor contratado, que na hipótese do condomínio causar um prejuízo à um terceiro (nos casos cobertos) que isto seja reparado. Não possuir a cobertura de responsabilidade civil é muito arriscado pois condomínios sempre, em algum momento, acabam recebendo demandas judiciais de moradores, prestadores de serviço ou visitantes.

F) Responsabilidade Civil do Síndico

Tão importante quanto a responsabilidade civil do condomínio, é a cobertura de responsabilidade civil do síndico. É ela quem vai proteger o síndico na hipótese de danos causados a partir de sua gestão (nos casos cobertos), sendo assim, importantíssima para proteger esse gestor de numa eventual condenação, ter que responder com valores elevados ou com o seu próprio patrimônio.

Não é raro verificarmos síndico que durante sua gestão cometeram atos que causaram prejuízos aos condôminos, sendo assim responsabilizados judicialmente e condenados com valores expressivos.

Post anterior
5 Dicas para combater o Coronavírus em Condomínios
Próximo post
Como funciona o seguro de condomínio horizontal
Menu
Cotação via WhatsApp! whatsapp