Blog

seguro de condomínio em Nova Iguaçu

Seguro de condomínio em Nova Iguaçu

Entenda quando é obrigatório ter um seguro de condomínio em Nova Iguaçu e quais coberturas estão disponíveis. 

Nova Iguaçu possui pouco mais de 800 mil habitantes e uma densidade demográfica alta e para conseguir acomodar todos os moradores e empresas, a aposta em condomínios acaba ocorrendo.

Seja um condomínio residencial ou comercial, ele precisará contar com o seguro de condomínio em Nova Iguaçu, e antes de fazer a contratação é preciso entender um pouco mais sobre ele. 

Quem deve ter um seguro de condomínio em Nova Iguaçu?

É preciso ter claro que o seguro de condomínio em Nova Iguaçu é obrigatório para esse tipo de composição comercial ou residencial e sua contratação está prevista no artigo 1.346 do Código Civil.

Ele deve ser adquirido por condomínios verticais e horizontais com a finalidade de uso comercial, residencial ou misto. 

Quais as coberturas do seguro de condomínio?

As coberturas do seguro de condomínio em Nova Iguaçu que obrigatoriamente devem constar na apólice são as previstas em lei que protegem contra incêndios ou destruição total e parcial. 

O problema é que no momento da contração muitos condomínios não levam em conta suas necessidades e apenas pensam em cumprir a legislação para não serem multados. Se considerarem o que pode vir a ocorrer e o impacto financeiro que o problema traz, se começam a considerar as opcionais adicionais que as seguradoras oferecem.

Nesse caso é possível ter coberturas para casos diversos como ações criminosas, danos elétricos, responsabilidade civil, impacto de veículos e muitos outros que podem ocorrer no cotidiano.

Para saber quais são necessárias é preciso que o síndico faça um levantamento do que pode vir a acontecer e quais coberturas serão úteis. 

Como contratar um seguro de condomínio em Nova Iguaçu?

Antes de mais nada é preciso entender quem é o responsável pela contratação e conforme previsto em lei, isso cabe ao síndico ou a administradora do condomínio.

São essas figuras que devem fazer o levantamento das necessidades do condomínio em relação às coberturas e pedir as cotações para escolher uma das opções. 

É preciso que o serviço esteja disponível em até 120 dias a contar da emissão do habite-se e para cumprir esse prazo não há necessidade de convocar uma assembleia-geral apenas para isso, apesar da recomendação ser de informar sobre os condôminos sobre a adesão, coberturas contratadas e valores.

Para contratar a indicação é ter um suporte de uma corretora que atue com o produto e possa prestar todo o suporte, desde as orientações iniciais, como no pós-vendas e em situações de sinistro caso venham a ocorrer.

A adesão só ocorrer após a assinatura da apólice e já passa a valer, entretanto, é preciso manter os pagamentos em dia para que não ocorra o cancelamento por inadimplência. 

Um ponto de atenção é em relação à validade da apólice, é preciso estar atento a ela para que seja renovada e o condomínio não fique sem as coberturas essenciais. 

Sabendo quais são as coberturas obrigatórias e extras do seguro de condomínio em Nova Iguaçu, já pode escolher o que é melhor para cada empreendimento e deixar os condôminos mais tranquilos. 

Post anterior
Como funciona a indenização do seguro de condomínio
Próximo post
Seguro de condomínio em Duque de Caxias
Menu
Cotação via WhatsApp! whatsapp