Blog

Como funciona o seguro de condomínio comercial

Como funciona o seguro de condomínio comercial

Entenda o que o seguro de condomínio comercial pode oferecer e como fazer para que a contratação inclua as coberturas necessárias. 

Os empreendimentos comerciais que abrangem várias empresas têm crescido nos últimos anos, por conta da segurança e facilidades que oferecem.

Lojas e escritórios têm optado por essa modalidade, mesmo havendo a necessidade de pagar uma taxa mensal, que muita gente não sabe abrange o seguro de condomínio comercial. Esse pode trazer um pouco mais de tranquilidade aos condomínios e ajudar em diferentes situações.

O que é o seguro de condomínio comercial?

Esse é um seguro que visa proteger os condomínios, nesse caso estamos falando das áreas comuns e não das salas de forma isolada.

A lei determina que todo condomínio conte com um seguro que tem como objetivo indenizar danos que sejam causados em áreas comuns ou que possam trazer prejuízos a todos. Dessa forma podemos concluir que essa é uma proteção adicional.

Quais os tipos de seguro de condomínio para comércio?

Os tipos do seguro de condomínio comercial estão relacionados às suas coberturas e essas podem ser duas.

A cobertura simples oferece proteção contra o que está previsto em lei sendo queda de raio, incêndio e explosão. Essas são bastante restritas e indicadas apenas para quando não existem grandes riscos.

A cobertura ampla é bem mais abrangente e cobrem eventos diversos que possam causar danos materiais aos bens comuns. Para os condomínios que buscam mais tranquilidade essa acaba sendo mais usada.

Existem ainda coberturas que podem ser contratadas de acordo com a necessidade de cada condomínio como lucro cessante, equipamentos móveis e fixos, roubo de mercadorias, responsabilidade civil, greve, tumulto e outros.

Como funciona o seguro de condomínio?

A contratação do seguro de condomínio comercial é obrigatória e deve ser feita logo que ele estiver constituído. A responsabilidade pela adesão ao serviço e muitas vezes pela escolha das coberturas é da administradora do condomínio ou do síndico, dependendo da forma como é organizada a gestão.

Na apólice do seguro estarão constando todas as coberturas contratadas e riscos excluídos, dessa forma é possível saber o que ele oferece.

Esse seguro possui um custo que é cobrado de todos os condôminos junto com a taxa mensal e rateado entre eles, isso faz com que seja acessível.

No caso de haver alguns danos no condomínio que seja coberto pelo seguro é necessário entrar em contato com a seguradora. Feito isso um fiscal irá até o local para avaliar a situação e verificar se essa se enquadra nas coberturas contratadas.

Em caso positivo a indenização será paga ao condomínio, podendo essa ser direta ao prestador de serviço que realizará o reparo ou ao administrador do condomínio. A maneira de como será feita a indenização dependerá do tipo de ocorrência e o que está previsto no contrato.

Como contratar o seguro de condomínio comercial?

A melhor maneira de fazer a contratação ou renovação é com a ajuda de um corretor, o profissional poderá avaliar as necessidades do condomínio e indicar um produto que ofereça todas as coberturas necessárias.

Dessa forma também será possível conhecer as opções e avaliar as propostas para ter um seguro de condomínio comercial e garantir o cumprimento da legislação e segurança dos imóveis e bens. 

Post anterior
Seguro de condomínio em Duque de Caxias
Menu
Cotação via WhatsApp! whatsapp