Blog

Como saber se uma seguradora de seguro de condomínio é confiável?

Como saber se uma seguradora de seguro de condomínio é confiável?

Entenda o que é uma seguradora de seguro de condomínio é confiável e o que verificar para ter essa garantia. 

Proteger os bens é algo que traz tranquilidade, mas, para que tudo corra bem, é necessário saber se a seguradora de seguro de condomínio é confiável.

Como o seguro de condomínio é de contratação obrigatória, muitas vezes, por necessidades os síndicos contratam ser fazer as verificações essenciais e quando ocorre um sinistro surgem os problemas.

Para evitar esse tipo de situação e garantir que uma seguradora de seguro de condomínio seja de confiança, veja o que pode ser feito.

O que faz uma seguradora de seguro de condomínio ser confiável?

Antes de saber o que é preciso analisar e onde buscar por informações, veja o que torna uma seguradora de seguro de condomínio é confiável.

  • Ser transparente nas informações
  • Cumprir com a legislação vigente e seguir as regras do mercado
  • Ter uma apólice de fácil compreensão e que não contenha armadilhas
  • Entregar o que foi contratado
  • Prestar suporte sempre que o segurado necessitar
  • Cumprir com prazos, seja para retorno de solicitações ou pagamento de indenizações 

Consulte o site da SUSEP para saber sobre a seguradora 

A SUSEP é o órgão responsável regulamentar a fiscalizar o setor de seguros no país. Isso quer dizer que as empresas que comercializam esse tipo de sérvio devem estar autorizadas e cumprir algumas regras. 

A primeira coisa é saber se a seguradora existe para a SUSEP e se está cadastrada no órgão. Basta fazer uma consulta no site do órgão. No novo site, na página inicial basta clicar no botão empresas autorizadas.

Ao fazer isso será direcionado para uma nova página, nela poderá consultar quais são as entidades supervisionadas. Se a seguradora estiver nessa lista, significa que ela segue os critérios e está sendo constantemente acompanhada. 

Veja em sites de reclamação se a seguradora de seguro de condomínio é confiável

Outra maneira de saber se a seguradora de seguro de condomínio é confiável é buscando em sites especializados. Empresas como o Procon e Reclame Aqui verificam se existem reclamações sobre o serviço e as soluções apontadas.

De acordo com a respostas dos casos e posicionamento das seguradoras é possível garantir a elas avaliações. Consultando essas notas ou classificações que são dados por essas empresas especialidades é possível conhecer um pouco mais sobre a reputação.

As que costumam ser bem avaliadas são confiáveis, já aqueles que apresentam problemas constantes e não se posicionam de forma adequada, é melhor evitar.

Confira a opinião de outros clientes 

A opinião de quem já usou o serviço também é de grande valia para saber se uma seguradora é de confiança.

Para isso, busque conversar com outros síndicos e ouvir a opinião de administradoras de condomínio. Conforme o posicionamento dos clientes é possível conseguir respostas para esse questionamento e apostar ou não na contratação dos serviços.

Mesmo sendo um produto de contratação obrigatória, não faça tudo com rapidez e esqueça da qualidade. Verifique se a seguradora de seguro de condomínio é confiável e se ajudará os condomínios quando isso for preciso. 

Post anterior
Como funciona a franquia no seguro de condomínio?
Menu