Blog

Seguradora pode cancelar o seguro de condomínio

Seguradora pode cancelar o seguro de condomínio

Veja quando a seguradora pode cancelar o seguro de condomínio e que nem todas as situações são inesperadas. 

Proteger o condomínio é dever do síndico para isso ele precisa cumprir com uma série de deveres, porém, a seguradora pode cancelar o seguro de condomínio em algumas situações, sejam elas por erro ou por utilização do serviço.

Para que não seja surpreendido pelo cancelamento indesejável é preciso saber em que situações ele pode ocorrer e evitar as que são indesejadas.

Quando existe concordância entre as partes

A seguradora pode cancelar o seguro de condomínio se o contratante concordar, por exemplo, se a venda desse tipo de seguro for descontinuada e a seguradora conversar com o síndico e esse aceitar o cancelamento, poderá ser feito.

Vale ressaltar que nesse caso é preciso que as partes entrem em acordo, diferente do que ocorre quando é o segurado que faz o pedido.

Ocorre da indenização alcançar o capital segurado

Já está previsto na apólice que o seguro ficará vigente até que o capital segurado seja atingido, isso quer dizer que dependendo do valor da indenização o seguro poderá ser cancelado.

No caso de ocorrer grandes danos ao condomínio como um incêndio que atinja boa parte dele ou um desmoronamento do edifício, será paga a indenização do valor máximo contratado e após isso o seguro de condomínio será automaticamente cancelado.

Outra possibilidade nesse caso é que o seguro seja acionado diversas vezes e a soma das indenizações atinja o limite do capital segurado, nesse caso a seguradora pode cancelar o seguro de condomínio.

Seguradora pode cancelar o seguro de condomínio por inadimplência

Essa situação normalmente ocorre de forma indesejada, pois, o condomínio deixa de pagar o seguro e dessa forma perde o direito às coberturas contratadas.

A partir do momento em que ocorre o atraso de uma das parcelas, as coberturas já ficam suspensas, nesse caso as seguradoras costumam fazer a comunicação do atraso, fornecem um prazo para regularização, mas cobram juros e multa.

Se a inadimplência continuar as seguradoras podem cancelar a apólice e fornecer apenas a cobertura referente ao período proporcional que foi pago, contudo é preciso que seja informado que o cancelamento será efetuado.

Quando se detecta fraude ou informações falsas

Quando se contrata o seguro de condomínio é preciso prestar algumas informações à seguradora, essas devem ser as mais fiéis possível, pois, com base nelas será estabelecido o valor do prêmio e os riscos existentes.

Se por má fé houver informações prestadas de forma incorreta e a seguradora detectar, o seguro poderá ser cancelado, porém é possível que ela também faça o acréscimo no valor do prêmio e corrija os riscos.

Um exemplo seria uma tubulação antiga que está prestes a apresentar problemas, mesmo sabendo disso o síndico não informa a seguradora no momento da contratação, isso pode afetar todo o seguro.

É preciso conhecer bem as regras de funcionamento desse produto, pois, a seguradora pode cancelar o seguro de condomínio seja pela utilização das coberturas o que seria considerado normal, ou por utilização indevida dos serviços o que poderia causar prejuízos ao contratante. 

Post anterior
Saiba acionar o seguro do condomínio
Próximo post
4 dicas para contratar um seguro de condomínio
Menu