Blog

4 dicas para contratar um seguro de condomínio

4 dicas para contratar um seguro de condomínio

Saber contratar um seguro de condomínio não é algo complicado, basta apenas seguir as dicas e tudo será feito sem maiores complicações.

Contratar um seguro de condomínio é um direito garantido por Lei para indivíduo que optou por viver em uma rede de casas ou apartamentos.

Mesmo assim, são muitos os casos onde as pessoas não têm ciência de que ter um seguro em sua casa dentro de um condomínio é algo obrigatório.

De acordo com o Código Civil, no artigo de número 1346, “é obrigatório o seguro de toda a edificação contra o risco de incêndio ou destruição, total ou parcial.”

No entanto, apesar de ser uma garantia a mais, o seguro acaba não cobrindo todas as necessidades para manter a segurança de um indivíduo.

Portanto, as seguradoras acabam por oferecer coberturas de forma a complementar as que são oferecidas pelo próprio condomínio.

O que saber antes de contratar um seguro de condomínio?

Verificar as coberturas que são oferecidas

Como já foi mencionado, o condomínio é obrigado a oferecer um seguro aos seus moradores.

No entanto, as coberturas oferecidas são as mais básicas, que acaba não cobrindo muitas situações específicas.

Por exemplo, em caso de roubo dentro do próprio apartamento, a responsabilidade para reaver os danos será inteiramente do proprietário.

Agora, caso esse roubo aconteça na garagem do condomínio, qualquer agravo poderá ser resolvido com o seguro.

Geralmente é melhor adquirir mais coberturas, principalmente aquelas que abrangem dentro e fora do apartamento.

Escolher uma empresa confiável

Um dos primeiros passos a ser dado quando quer contratar algum serviço é buscar uma empresa que seja confiável e que possua uma boa reputação no mercado.

Vivemos em um tempo onde a instabilidade é a principal característica, e contratar visando somente o preço cobrado poderá nos causar danos no futuro.

Por esse motivo, invista seu tempo inicial em pesquisar e levantar dados sobre todas as seguradoras em potencial, analisando sempre os pontos positivos e negativos, bem como o custo-benefício.

Juntamente com a empresa, o corretor de seguros irá lhe orientar na hora de contratar um seguro de condomínio que atenda às suas especificações.

Qual seguro escolher?

Bom, essa é uma dúvida de muitas pessoas. Um seguro bom é aquele que oferece coberturas que atendem às suas necessidades.

No caso do seguro de condomínio, este irá incluir os itens padrões para que seus moradores tenham um amparo legal para caso de algo acontecer dentro da propriedade.

O seguro também varia conforme a moradia. Por exemplo, se o condomínio mescla entre casas e apartamentos, ou é exclusivamente de um tipo.

Assim, o seguro e sua cobertura tendem a variar conforme esse padrão. E caso seja o desejo do inquilino, ele mesmo poderá adicionar mais opções de cobertura no momento em que estiver fechando acordo.

Assembleia de condôminos

Trata-se de uma espécie de reunião que visa discutir os tópicos importantes para a manutenção do condomínio junto dos outros moradores.

Nesse momento, será discutido pontos como: escolha da seguradora, quais coberturas contratar e as necessidades de forma geral, tanto dos moradores quanto do próprio local.

Será nessa reunião que todas as dúvidas acerca de como contratar um seguro de condomínio serão sanadas.

Post anterior
Seguradora pode cancelar o seguro de condomínio
Próximo post
Veja os riscos que o seguro de condomínio não cobre
Menu