Blog

Como ser um síndico de sucesso: os 7 pilares!

Diariamente estamos conversando com síndicos, gerentes prediais, porteiros e moradores de condomínios, detectamos alguns pontos em comum que fazem com que o síndico tenha sucesso na sua jornada.

Separamos abaixo os 7 pilares para se administras bem um condomínio:

  1. Síndico bem informado
    É importante não ser pego de surpresa, tenha algum lugar que você possa consultar um relatório de turno de sua portaria, nada pior que sair de uma importante reunião de trabalho e descobrir que o prédio está sem água, não é mesmo?
    Para esse caso você pode usar uma planilha do Google Drive para sua portaria registrar o relatório.
  2. Bom entrosamento com o conselho/sub-síndico
    Seu conselho/sub-síndico deveria ser sua salva guarda para muitas situações, no dia a dia muitas decisões precisam de um debate e de opiniões diferentes, o grupo de pessoas que está contigo na sua gestão pode te ajudar a resolver muitas dessas dúvidas, além do fato de um decisão em colegiado ser mais forte do que uma decisão individual.
  3. Boa administradora
    Um parceiro para te ajudar em todas as questões fiscais e financeira é primordial, aqui no nosso país, as leis mudam, os impostos mudam … por mais que você seja uma pessoa super antenada alguma coisa pode passar desapercebida e isso pode lhe gerar complicações futuras.
  4. Bom Advogado
    Muitas coisa acontecem dentro do condomínio, discussões, brigas, problemas com os funcionários, enfim … acho que você sabe bem do que estou falando. Você não precisa ter necessariamente um contrato mensal com algum advogado, mas é importante ter um próximo, já que muitas vezes esse problemas são coisas inesperadas.
  5. Boa Apólice de Seguro
    No condomínio, lidamos com vidas, aliás, muitas vidas, temos equipamentos caros e coisas inesperadas acontecem, e para isso é que existem os seguros, então, gerir um condomínio sem uma boa apólice de segura é fora de cogitação, aproveite e veja esse post (Com está o seguro do seu Condomínio?) sobre como escolher um bom seguro.
  6. Bom Zelador
    Este é o seu braço direito, ele/ela deve ser uma pessoa organizada, com muita paciência, deve saber se comunicar bem, de preferência deve ser uma pessoa atenta a detalhes, um bom zelador/gerente predial te ajudará muito nas suas obrigações diárias, tenha com ele um roteiro de atividades, um check-list semanal e use alguma ferramenta online para acompanhar isso.
  7. Comunicação
    Você sabia que a maior parte dos síndico que falamos, reportam algum problema ligado a comunicação? Sim … parece fácil, mas se comunicar bem, é complicado e isso muitas vezes gera muitos problemas. O caso mais emblemático é o síndico que resolve criar um Grupo de WhatsAPP, rapaz … isso sempre dá problema, é um morador xingando o outro, tem morador que acha que pelo grupo do WhatsApp pode pedir para o porteiro ir na casa dele arrumar o chuveiro … é cada coisa que nem te conto … Então, vamos começar pelo básico, o mural de avisos e os elevadores, use comunicados impressos, preferencialmente semanal ou quinzenal.

Mais duas dicas de brinde!
Assembleias: pauta curtas e coloque tempo previsto para cada um dos assuntos e tente cumprir essa agenda e sempre tenha comida ou petisco, lembre-se que os moradores chegaram do trabalho, e algum tira gosto vai ajudar a acalmar o povo.

Reuniões do Conselho: convide os moradores para participarem da gestão do condomínio, sempre que o seu grupo se reunir, envie um comunicado aos moradores avisando a hora e local da reunião. Não deixe pequenos problemas se acumularem, aproveite essa reunião para resolver alguns casos, e o melhor, como você estará com outras pessoas, conselheiros e sub-sindico, não fica algo pessoal, se alguma decisão for tomada e não agradar o morador, este saberá que foi uma decisão tomada de forma transparente e coletiva.

Fonte: https://www.organizemeucondominio.com.br/

Próximo post
Procedimentos de emergência em condomínios
Menu